Trabalho na percepção sensorial do espírito da arte . Tento usufruir das energias captadas desse espaço virtual quase hipnótico , nos colocamos em estado de transe, e como os psicógrafos , materializamos o abstrato .
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
A revolução dos mendigos
SAULO BLOGER
Criação/texto por: Saulo Veiga Morales
BEGGAR'S REVOLUTION
ESTA É UMA HISTÓRIA QUE PROVAVELMENTE SE TORNARÁ REALIDADE, CASO O RUMO DOS ACONTECIMENTOS NÃO FOR DESVIADO HÁ TEMPO... HAVERÁ TEMPO?
PRÓLOGO
ANO 2066
Houve uma época que o mundo conheceu a fome total e a população ficou dividida em apenas duas classes ; A classe rica e a mendiga.
As tragédias haviam se tornado rotineiras para os habitantes do planeta terra . Tinham se tornado insensíveis ao sofrimento e ao rápido extermínio de sua própria raça. Os seres " Humúnculos"são capazes de amarem-se entre si ,e ao mesmo tempo se destruírem com a mesma intensidade. Fazem sexo como animais e até com os seus próprios filhos... matam membros de sua espécie por motivos insignificantes, como; religião , política, discriminação da cor da pele ,roubo , sexo , e milhares de outras banalidades absoletas.
Os humanóides possuem um quociente de inteligência muito pequeno e pensam estarem muito evoluídos tecnologicamente, usam sua pouca sabedoria para a exploração de sua própria raça... destroem indiscriminadamente o eco-sistema onde habitam e lançam no espaço, naves sem rumo na direção do infinito, na idiotice de se acharem mais poderosos que o criador do universo. Enquanto isso,em uma demonstração intolerante de ignorância e prepotência muito grande, deixam seus filhos morrerem de fome.
Vivem a mercê de uma ambição individualista imposta pelo poder do dinheiro, muitas vezes , matam para obter esse inútil símbolo de papel. Quase oitenta por cento dos humanóides da terra, arrastam-se como larvas pelo planeta á procura de alimento...mendigam, matam uns aos outros , enquanto a minoria restante, vive como deuses, felizes e se revolvendo como vermes, na lama gosmenta e também podre da luxúria.
A camada de ozônio que envolvia o planeta , há muito tempo havia sido extinta e a conseqüência , foi a queima da vegetação em todos os continentes e as terras se tornaram inférteis.
O Ministro da Agricultura dos Estados Unidos da América do Norte no oratório do congresso nacional , abre a sessão alertando para uma possível hecatombe na bolsa de cereais ..........?
Uma população de aproximadamente cinco bilhões de pessoas iniciaram uma imensa peregrinação por países e continentes na procura de algum lugar para sobreviver á fome e a sede...água ,o líquido mais importante da vida estava sendo usada por apenas um terço da população .
Dos pólos , grandes Icebergs deslocavam-se para os continentes, ameaçando colisão e aumentando o nível dos mares , em conseqüência; inundações de dimensões indescritíveis arrasavam países inteiros. Terremotos , vulcões e furacões , matavam milhares de seres humanos e desmoronavam o mundo... mas a população continuava fingindo estarem felizes e faziam sexo como se cada dia fosse ser o último. O planeta esquentou gradual e rapidamente e do interior da terra fluía gases tóxicos que começaram a cobrir a terra. As plantações começaram a rarear e a fome se espalhou por todos os países com mais intensidade.
Legiões desordenadas de famintos desesperados se deslocaram na direção das fronteiras cruzando-as e invadindo países mais desenvolvidos. As sete maiores e mais ricas nações do mundo, criaram imediatamente uma lei de abrangência planetária através da ONU ( Organização das Nações Unidas) e a OMC ( Organização mundial do Comércio) que proibia a imigração das nações pobres e em desenvolvimento para outros países. Essa lei foi como a chama que acendeu o estopim, e como o fogo na gasolina se alastrou na relva seca.Até os países pobres que ainda tinham terras produtivas , aprovaram e executaram essa lei. A xenofobia explodiu em todas as nações da terra. Apesar dos cientistas, ainda conscientes, alertarem os governantes do mundo para a inevitável extinção da humanidade da face da terra ,as mentes embotadas pela ambição desenfreada dos poderosos somente visavam o lucro do desenvolvimento inconsciente e imoral, com o preço das vidas do ser humano ,como pagamento.
Já fazia alguns meses que não chovia na Amazônia Peruana e Brasileira e a nascente do rio Amazonas no Peru secou, a imensa floresta de árvores milenares amarelaram e seus galhos antes verdes, caíram sobre o terreno ardente.
Um monumental incêndio transformou a floresta amazônica em um escuro deserto de carvão e fumaça, modificando instantaneamente o clima de todo o planeta terra.
Durante dez semanas , uma grande nuvem ácida se alastrou em um raio de cinco mil quilômetros atingindo quase toda a América latina e uma parte do Oceano Atlântico. Imagens de satélite mostravam que um quarto da terra estava escurecido pela fumaça e milhões de pessoas fugiam para o sul do continente na direção da terra do fogo. Coincidência ou não, o vulcão Quimahuá do Chile , já estaria em erupção e sua área de devastação, desde os Andes até o sul da Argentina, era arrasador, causando a morte de milhões de pessoas pobres . A população restante hibernou durante seis meses em suas casas até que as nuvens letais se dissipassem no horizonte dos oceanos.
Eram os últimos vestígios do ecossistema planetário, queimadas na última e maior floresta do mundo ( floresta amazônica ). A poluição do ar por gases tóxicos e dos mares por produtos químicos levaram os ditos (seres humanos) seguirem á passos cegos na direção do abismo final . A população do mundo inteiro estava boquiaberta e logo veio o terror e o medo dos acontecimentos que viria após o evento do maior incêndio da face da terra.
Há um século atrás,aconteceu uma grande devastação humana em nome da purificação de raça , mas em maior proporção, agora estaria acontecendo uma extinção um pouco mais sutil mas duplamente devastadora de uma classe de humanos conhecida pelas elites de "inferiores". Uma multidão inimaginável de descrentes dos valores impostos pela classe ditatorial, disseminou pelo planeta, a necessidade de fazer uma revolução de mentes para lutar e acabar com os ricos prepotentes e escravizadores, chamados "Elites do mal"e recriar um novo mundo de paz e consciência entre os povos humildes.
Ao sul do hemisfério sul ,iniciou se uma gradual transformação da consciência através da violência urbana contra a classe dos ricos e estes , aumentaram a pressão separando os pobres por zonas, torturavam e massacravam; mendigos , negros, religiosos e moradores de rua .Nas concentrações de multidões, na cidades , os soldados das Elites, oprimiam com perseguições e mortes em nome da lei, para demonstrar poder e força. Os jovens sem estudos e desempregados , eram presos por vadiagem e colocados amontoados como sacas em depósitos, nas cadeias podres onde eram torturados e taxados de futuros seres inferiores, que só causariam prejuízos á uma sociedade produtiva e progressista. Matavam a população em nome do capitalismo e de uma suposta "Nova ordem mundial, para a paz total". A Convulsão social nascera no âmago da população mais pobre do planeta e as mentes das elites religiosas , militares , e políticas , embotadas pela ambição coletiva sobre os lucros e acúmulo de tesouros, iniciaram uma campanha internacional para combater os "Seres inferiores", Terroristas " e Anarquistas " que invadiam terras e roubavam os ricos nas cidades , nos campos e nos mares através da pirataria.
As classes "dominantes" usavam a parca inteligência ; política , religiosa , filosófica e cultural para aterrorizar e escravizar os pobres ignorantes de saber, e assim aconteceu por várias décadas ... até que o ódio se tornou ameaçador como um monstruoso e ziguezagueante " Tzuname " em torno do mundo.
O ANO DA BESTA
Os Governos do mundo inteiro resolveram impor uma seleção e a exterminação de seres humanos" inoperantes" ( que estivessem dentro da faixa dos quinze e trinta anos), durante um ano. Os exércitos do mundo inteiro obrigavam as crianças e os velhos a beberem o líquido da felicidade extrema , uma dose muito alta de um sonífero com êxtase, mortal e sem dor ...o elixir preferido por" Tânata" , o Deus da morte. Mas, essa lei era somente para a classe dos mendigos. Os soldados faziam grandes festas onde ofereciam doces , alimentos , bebidas e o sonífero da morte para os velhos e para as crianças . Naqueles dias atribulados , ninguém acreditava no futuro e as drogas estavam mudando radicalmente a mente e a alma do ser humano.
Dos esgotos fétidos das megalópoles, surgiram os primeiros protestos radicais da classe humana , ainda consciente , excluída pela sociedade superior das elites. Eles chegavam aos poucos no epicentro das megalópoles e formavam uma imensa legião desordenada de mendigos ,mas armados com armas potentes , recebidas de uma seita secreta que se denominava " Os guardiões da humanidade" ; estava aceso o estopim das revolução.
" Eu Latino Americano, desempregado , humilhado, como todo o povo desse planeta, alienados de cultura, e depressivos pela violência ,até nesse momento, imposta pela" Ordem" maquiavélica dos "iluminattis" elitistas. Faço a opção por uma revolução geral, que irá mudar a concepção de vida na terra .Os poderosos governantes mundiais, juntos com seres extras – terrestres, criaram para nos exterminar, uma máquina maléfica de sabedoria virtual, além do nosso parco conhecimento humano . Por isso declaro e proclamo , fazermos agora , antes que seja tarde, á "Revolução final dos mendigos do planeta terra !"
Do alto da maior montanha andina , ergo os meus braços e meus punhos indignados contra todo os poderes maléficos do planeta; os Capitalistas , Comunistas , esses ditadores da Ordem Mundial . O nosso povo que rasteja como larvas nos excrementos dos abastados , se erguerão em luta incondicional e se libertarão, como Simão Bolívar, das ilusões impostas pelos verdugos da América Latina. Erguerei a minha Espada da razão e a Cruz dos santos, para abater as elites que globalizaram a destruição dos povos. Em todo o canto do planeta ,onde houver um mendigo sofrendo ,minha voz chegará como um bálsamo á seus ouvidos.Um raio riscará os céus para a libertação da energia que explodirá como o maior de todos os trovões; o grito da Revolução!!! Não haverá perdão . Expulsaremos ,saquearemos e tomaremos conta do poder pelo poder. Não será admissível que alguém arrote e bata no estômago estufado e ria , enquanto existir , pelo menos um ser humano morrendo de fome no mundo."
Milhares de"Gangs" de traficantes mapeavam a cidade por "Zonas" , onde viviam " Famílias" de Negros ,Vermelhos , Amarelos ,e Brancos .
Os líderes das gangs ou "famílias", imperavam sobre as pessoas do mesmo nível pelo poder da brutalidade , pelas armas e pelas drogas.
Os limites de cada bairro eram intransponíveis como fronteiras e tinham " Soldados aduaneiros" em cada esquina de acesso. Duas das maiores raças do planeta haviam se definido radicalmente como os Líderes dos sub humanos e os membros dessas duas facções fanáticas , consideradas entre si, inimigas mortais; uniram- se contra a maior e mais odiada das raças ...as" Elites dos Abastados".
Os sub humanos eram de aspectos sujos e maltrapilhos , nos olhos , supostamente cansados e inocentes escondiam uma sede imensurável de vingança.
No centro de cada praça existia uma zona neutra onde as duas facções inimigas encontravam-se para assinarem tréguas , acordos quase nunca obedecidos. Nesses encontros negociavam alimentos, drogas ,bebidas , escravas mulheres e planos para atacar os maiores arranha-céus ,símbolos do poder das elites inimigas; Os Ricos Abastados.
Multidões do mundo inteiro aderiram a "REVOLUÇÃO DOS MENDIGOS", onde o objetivo principal , seria a igualdade mundial e uma nova ordem de convívio entre os povos.
Enquanto isso nas ruas, cresciam os protestos dos mendigos que se arrastavam como "lesmas gosmentas"( na visão das elites), e os cães sarnentos lambiam suas feridas podres. Surgiam legiões de desesperados , trôpegos e babavam em suas próprias roupas, porque tinham sido infectados pelo vírus da raiva canina mas , tinham dois únicos objetivos em suas mentes: lutarem entre si para juntar as migalhas de alimentos e drogas jogadas dos arranha-céus, para não morrerem de fome e destruírem as elites que viviam nos altos das cidades... eles eram os culpados .
Os miseráveis caminhavam sobre os amontoados de lixo e dejetos humanos expostos em todos os lugares e durante a noite , dormiam pelas calçadas, escombros de prédios , esgoto e até no meio das ruas. Em cada praça , beco ou subterrâneo , jovens exaltavam as drogas e falavam de um futuro de alegria e de amor ; cantavam, dançavam e faziam sexo nas calçadas e sucumbiam um após o outro na ociosidade e no vício mortal de todas as drogas . Reinava a depressão , o ódio , os estupros e os assassinatos constantes entre eles, e até contra os próprios irmãos de sangue na família.
Os leprosos , eram como bolhas de sangue flutuando entre os espinhos e as vezes , suas chagas explodiam, exalando odores humanamente insuportáveis. Seus corpos empilhados nas calçadas chegavam a amedrontar até o poder das elites, mesmo nas alturas dos arranha-céus temiam a peste que poderia chegar , de alguma forma , no alto e se alastrar como ondas de um" tzuname" no mar.
No ar, sempre poluído , persistia um rumor constante , como se uma macabra sinfonia de lamentações tivesse sido eternizada no espaço.
Milhares de out-doors, espalhados pelas ruas com o slogan ;" Preserve seus cães até a engorda, para que amanhã não falte o alimento em suas mesas ."também era mais uma forma de poluição propagadas pelas classes inferiores dos mendigos.
La embaixo , nos porões dos subterrâneos , a ratazana proliferava aos trilhões e mais da metade da população, já tinham contraído a" Peste Negra".
Os cientistas das elites planejavam uma única e eficiente dizimação dos sub-humanos , juntamente com os ratos e para isso , criaram um pó químico para jogar das naves sobre as megalópoles. As toneladas de cocaína , maconha e outras drogas, jogadas para a dominação das legiões mendigas , estavam causando efeitos inversos, era preciso acabar com a revolução dos mendigos antes que explodisse como uma bomba sobre o poder das elites.
Naquele dia11 de setembro de 2066 , fora anunciado mundialmente a criação da "Ordem Mundial dos Mendigos"( OMM) A declaração oficial de uma revolução radical contra todas as classes dominantes de todos os continentes e países . Foi lido em rede mundial de televisão e internet o primeiro manifesto oficial dos mendigos; segue anexo:...
" Acordem, levantem-se mendigos do planeta..."
Aquele anúncio se expandiu como a energia deflagrada por uma bomba atômica, uma grande multidão radical e um idealismo irracional com um único objetivo; acabar com a desigualdade das classes sociais, sem elites , sem governos, sem moedas onde as pessoas plantariam trigo , arroz e feijão e não existiriam mais aglomerações de grandes cidades , nem de exércitos.
Os governos de todos os continentes reuniram-se na Organização das Nações Unidas ( UN) os "STORMS TROOPS",uma organização dos exércitos do mundo para, supostamente , livrar o planeta do terrorismo ameaçador da raça sub-humana .
Essa organização extrapolou os limites da covardia e da monstruosidade humana contra os rebeldes da OMM.
Quando as sombras da noite chegavam serpenteando e se esgueirava pelos labirintos da cidade, os seres intra -terrestres deslizavam dos esgotos fétidos e subiam até o nível das ruas onde bandos de corvos carniceiros faziam revoadas macabras e misturavam-se aos pedestres , saltitantes disputavam com os cães e leprosos , a carne humana exposta nas calçadas .
Durante a noite o terror triplicava e velhos automóveis transitavam em alta velocidade sobre os cadáveres estraçalhados , muitos deles , mortos pelas armas mortíferas usadas dos altos dos arranha-céus contra a multidão. Armas manejadas indiscriminadamente pelos soldados da Storm Troops , á serviço das elites burguesas.
Na cidade baixa , motoristas de tratores-empilhadeiras, agiam por conta própria amontoando corpos dilacerados , enquanto o caminhão da limpeza pública os recolhia para uma única e gigantesca cremadora.
Muitas vezes , a carniça era incinerada nas ruas , para o azar dos insaciáveis corvos e as matilhas de cães raivosos e vorazes.
O cheiro acre da putrefação era insuportável e os transeuntes , na maioria das vezes , usavam máscaras protetoras. Enquanto isso nos subterrâneos , o povo mendigo lutava contra outro inimigo mortal; a grande "PESTE NEGRA"( Peste bubônica) , originária da proliferação de ratazanas .
Os Mendigos chegavam e partiam de todos os lugares do planeta , como uma imensa onda do mar , maltrapilhos e sujos. Famílias inteiras surgem das periferias onde massacres e tragédias não são menos comuns . Trazem consigo doenças, violências e uma infindável matilha de cães sarnentos para que se alimentem do tétrico petisco humano espalhados pelas ruas e logo atrás , sempre espreitando os mortos que ficam aos milhares pelos caminhos ,os corvos já formam uma imensa e macabra nuvem negra seguindo as pessoas que caminham em procissões, quase moribundas .
Depois de engordados, os cães são devorados coletivamente , pelo povo faminto depois de serem assados em churrasqueiras improvisadas no meio das ruas .O cheiro acre de sangue parece estar sempre fluindo das entranhas lamacentas e calçadas sebosas de urina e fezes .Nos quartéis das elites , os chefes supremos mantém vigilância constante , através de radares ultra-sônicos e rastreadores ligados a satélites e pela primeira vez surge nas telas dos computadores cenas grotescas do ' Front" ,. Primeiras batalhas da revolução, sendo travadas nos guetos , becos , subterrâneos e campos fora das cidades .
Naquele exato momento poderia estar iniciando a dizimação total da raça humana sobre a terra , tanto os Burgueses das elites quanto os Mendigos revolucionários tinham ogivas nucleares em seu poder .
Enquanto os revolucionários avançavam desesperadamente contra as cidades aquarteladas dos exércitos STORM TROOPS, esses planejavam lançar um grande, massivo e definitivo contra-ataque . Plataformas de lançamentos foram construídas no alto dos arranha-céus de onde lançavam mísseis dirigidos por laser contra o povo .
As Metrópoles eram saqueadas e destruídas pelas hordas de mendigos desesperados e esfomeados , as ruas explodiam em ódio e morte.O povo revoltoso se apossou de todos os bens das elites que estava abaixo da metade dos arranha-céus .Na noite de Quinze de Janeiro , chamada de "A NOITE NEGRA" ,Um revés dos Mendigos que fizeram retroceder as tropas das elites. Eles fugiram e se isolaram dentro dos elevadores de acesso aos arranha-céus em hordas desorganizadas.Os Mendigos perseguiam sem tréguas ao inimigo, levando-os até aos limites das cidadelas fortificadas, causando grandes perdas de vidas aos soldados das elites. Seria o total extermínio do exército inimigo na América latina não fosse o rápido contra ataque com suas modernas aeronaves,trucidando um incontável número de mendigos nas cidades , no campo , nos rios e nas montanhas. ( calcularam cerca de cinqüenta milhões na primeira investida ). As legiões sedentas de sangue que atacavam os muros os muros altos circundantes dos arranha-céus, ainda resistiam e causavam sangrentas cenas de horror ao inimigo.
Aos poucos ,foram recuando para os subterrâneos deixando para trás seus mortos e feridos, fogo e destruição.Eram como um rebanho correndo para o matadouro, homens ,mulheres e crianças foram chacinados . Um banho de sangue cobriu a terra , muitos seres humanos esfarrapados e com chagas expostas , rastejavam com suas crianças esqueléticas que na maioria das vezes eram deixadas nas calçadas para os corvos e os cães. Muitos pais, comiam seus próprios filhos mortos nessas jornadas e ainda riam de contentes por estarem se alimentando . Em sua demência , nem lembravam mais que as crianças eram de seu próprio sangue.
As naves que contra atacavam em seus vôos mortíferos causavam o dobro de vítimas nos mendigos em fuga. Os subterrâneos eram bombardeados sem trégua com um vírus mortal e o resultado era sempre devastador. O cheiro podre de carne humana se espalhou por todas as cidades. Milhões de corvos proliferaram sobre o planeta , formando uma nuvem escura de dilaceradores famintos. Nas cidades , eles formaram um toldo e as silhuetas negras e espectrais passavam sinistramente pelos arranha-céus espelhados, ampliando suas silhuetas e desciam ferozes para disputar as carniças com os cães ,não menos repugnantes .Foi na tarde de Onze de Setembro que as naves e os exércitos das elites desceram até a cidade baixa para um novo e definitivo combate , agora ajudados por um batalhão de" Robots", programados para dizimar e limpar o mundo do lixo humano. Mas ,em contra partida , um comando suicida OMM seqüestrou duas naves das elites e em ato inesperado jogaram as naves que continham uma ogiva nuclear de baixa carga e implodiram a cidade símbolo do maior poder do planeta.
Desde aquele "Onze de Setembro" um silencio anormal se espalhou pelo mundo .A pergunta era :Onde estaria o que havia restado dos mendigos e dos Storm Troops? Estariam todos soterrados nos escombros dos arranha-céus, ou refugiados nos milhares de subterrâneos existentes?
Ano 2069
3 ANOS DEPOIS DA REVOLUÇÃO DOS MENDIGOS
Do alto do meu corpo que se equilibra á beira da mureta de um prédio de quarenta andares, assisto com fascínio o balançar das poucas e raras nuvens que passam sem pressa, sobre uma paisagem ainda multicolorida. Maravilhosa e bela ,a lua da terra ainda estava pendurada nessa galáxia tão silenciosa ,e iluminava essa terra, ainda habitada por seres humanos irracionais .Então reflito ,sem pressa , sem condenações , sem magoa e sem esperanças...;"Quando os nossos sentimentos não mais tocam os nossos corações, e a frieza começa a dominar os sentidos , nem mesmo o calor do astro sol nos esquenta e nos torna conscientes da dimensão, ou do ambiente em que vivemos".
Então o subconsciente nos trás a tona os instintos dos animais acuados pelos mais fortes , nas grandes florestas das eras perdidas, e optamos por lutar apenas pela sobrevivência instintiva e não mais em, pensar pela razão . A razão é constantemente revertida para a constatação de que a insanidade não é uma loucura , mas uma forma pré-estabelecida de viver e não perecer ante a realidade dos tempos atuais, cheia de radicalismos bestiais e violentadores radicais da dignidade humana. Sou o que restou de um dos idealizadores da revolução mundial dos pobres , agora solitário , morro aos poucos, mas com a certeza de que nada foi em vão e o que estava escrito, permanece.
"E naquele tempo, quando a" Revolução dos Mendigos " já fazia três anos que tinha acabado , uma grande turbulência tomou conta das milhares de "legiões de seres sub-humanos de raças distintas, e ainda separadas pela discriminação ,essa pela qual haviam se unido para lutarem contra, assolou os países membros com violentas disputas . Lutavam entre si , discordantes da forma de divisão dos bens seqüestrados das elites derrotadas na América Latina. Nesta revolução deflagrada por imigrantes do mundo inteiro, mas secretamente instigada por interesses secretos dos próprios inimigos , a Seita Obscurantista "Illumináti," comandada pelos Sete maiores dirigentes do mundo.. morreram um terço da população do mundo. Genocidas deste holocausto,os Sete dirigentes do mal impuseram as mortes em nome de uma nova "Ordem Mundial", que tinha como desculpa , a superpopulação do planeta e a pouca alimentação. Mas houve uma erro nos planos da" illumináti" e o mundo foi dividido ; Os mendigos passaram a dominar a América Latina ,até as fronteiras dos Estados Unidos e este país, mais o Canadá , aliaram- se as Elites da" Ilumináti "na Europa e na Ásia.
A Nova Ordem Mundial ocasionou uma grande perseguição aos religiosos ;Cristãos , Muçulmanos ,Hindus , Budistas e a maior população pobre do planeta. Um único homem fora escolhido e eleito como"Governante do Planeta Terra , por um fórum secreto formado pelos presidentes dos sete maiores e poderosos países do mundo. Todos os países , não alinhados , chamados os "Países de Mendigos", consideraram o governador mundial de ;"A Fera", pela imensa e cruel mortandade deflagrada e comandada pelos seus Exércitos Unidos ; Os Storm Troops .
O Governador Mundial da Terra ordenou aos seus exércitos , uma " Guerra Meterologica " que seria chamada de "Skayfire" ( fogo do céu) originadas da projeção na atmosfera terrestre de ondas de rádio 70.000 vezes mais potentes ELF ( Extremely Low frequency ) que rebatem na Ionosfera e são dirigidas, manipuladamente na direção dos céus dos países inimigos , anteriormente pulverizados quimicamente por óxido metal , aumentando 50% o calor e desencadeando terríveis e mortais períodos de seca total.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
é roteiro1
ResponderExcluirbranco
ResponderExcluir